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EDUCACAO TECNICA EM ENFERMAGEM []
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Id:99 - (109)
Autor:Vilar, Benevina Maria; Borges, Lorena Dayse Vilarinho Nunes Magalhães; Santos, Ana Maria Ribeiro dos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Escola Maria Antoinette Blanchot e a institucionalização do ensino auxiliar de enfermagem no Piauí^ipt / Maria Antoinette Blanchot School and the institucionalization of practical nursing education in Piauí, Brazil
Fonte:Rev. bras. enferm;61(5):[647-652], set. - out. 2008. .
Resumo:O estudo tem como objeto a primeira escola de enfermagem do Piauí e a institucionalização do ensino auxiliar de enfermagem. Objetivou descrever e analisar seu processo de institucionalização como marco no ensino auxiliar de enfermagem no Estado. Estudo histórico que se utilizou da história oral temática. As fontes primárias de dados foram sete entrevistas realizadas com personagens que trabalharam na escola. Utilizaram-se ainda fontes documentais, como também fontes secundárias. Os resultados retrataram a trajetória da Escola, enfatizando sua criação e dinâmica interna, ressaltando a sua importância como primeiro espaço de formação profissional de enfermagem. O estudo apresentou ainda a importância das irmãs de caridade de São Vicente de Paulo e das primeiras enfermeiras na construção e desenvolvimento da Escola. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Institucionalização
Educação Técnica em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000500019&lng=pt&nrm=iso

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Id:75 - (85)
Autor:Bagnato, Maria Helena Salgado; et al.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Ensino médio e educação profissionalizante em enfermagem: algumas reflexões^iund / High school and professional education in nursing: some reflections
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;41(2):279-286, jun. 2007. .
Resumo:Este trabalho tem o objetivo de analisar as políticas de educação profissional, problematizando aspectos das mudanças efetuadas no ensino médio no Brasil. De maneira geral, as legislações aprovadas manifestam interesses das políticas neoliberais, dos organismos multilaterais e as implicações da reorganização mundial produtiva e da redução da participação do Estado nas políticas sociais. Explicita-se também a maneira de o país se articular ao processo de globalização mundial, num papel dependente, mais consumidor do que produtor de conhecimentos, perdendo a oportunidade de conquista de sua autonomia, inclusive no campo de formação profissional. Com base nas possibilidades aventadas, por essas legislações, para a organização curricular, defendemos que o ensino profissionalizante em enfermagem deve assumir uma perspectiva técnica integrada a uma educação geral, oferecida num mesmo espaço, diminuindo o risco de uma formação minimalista e aligeirada.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Técnica em Enfermagem
Políticas Públicas
Educação Profissionalizante
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000200015&lng=pt&nrm=iso



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

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